Reposicionamento ou tratamento de complicações que envolvem o DIU
O DIU, seja hormonal ou não hormonal, é reconhecido como um método contraceptivo altamente seguro. Embora complicações sejam raras, algumas mulheres podem enfrentar situações que requerem tratamento. Veja a seguir:
- Deslocamento: Se o DIU se deslocar…
+ Saiba Mais
29 Jan 2024
Remoção de miomas e pólipos uterinos
Tanto os miomas quanto os pólipos são crescimentos não cancerosos que podem surgir no útero. Quando causam dor, desconforto, sangramento ou interferem na fertilidade, a remoção pode ser considerada.
- Como realizamos a remoção? Há diferentes…
+ Saiba Mais
29 Jan 2024
Histeroscopia: quando é indicada?
Na histeroscopia, o ginecologista visualiza o interior do útero através de um instrumento chamado histeroscópio. Essa técnica pode ser tanto diagnóstica, quanto cirúrgica. Abaixo, algumas situações em que a histeroscopia é indicada:
Nem todo mioma uterino requer remoção, a decisão depende de vários fatores. Veja mais detalhes a seguir:
Sangramento: Alguns tipos de miomas são associados a sangramento uterino abundante, sendo necessária sua remoção para resolução do sangramento. …
+ Saiba Mais
29 Jan 2024
Cirurgia robótica X Laparoscopia
A laparoscopia e a cirurgia robótica são duas abordagens cirúrgicas minimamente invasivas utilizadas em procedimentos ginecológicos, incluindo a remoção de miomas, tumores e lesões de endometriose.
LAPAROSCOPIA: Procedimento manual, em que o cirurgião visualiza os órgãos…
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
A difícil missão de diagnosticar a endometriose
Diagnosticar a endometriose não é uma tarefa fácil. Há mulheres que sofrem por anos, visitando diversos profissionais de saúde e recebendo diagnósticos imprecisos. Tudo isso porque a endometriose é uma condição complexa, onde seus sintomas são frequentemente associados a outras…
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
Câncer de ovário e o suporte físico e emocional
Mulheres em tratamento de câncer de ovário enfrentam uma batalha diária pela cura. O suporte da família e de quem está ao redor certamente traz maior conforto. Por isso, reuni algumas dicas, diante das experiências vividas pelas minhas pacientes: …
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
Remoção de ovários quando é indicada?
A remoção dos ovários (ooforectomia), pode ser indicada em diferentes situações clínicas. As principais são:
- Câncer: Em casos de câncer ovariano ou quando há alto risco genético de câncer nos ovários (como em casos de mutações…
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
Diagnóstico de câncer ginecológico
Cada ano, mais de um milhão de mulheres recebem o diagnóstico de câncer ginecológico em todo o mundo. Esse número reforça a importância de estarmos atentas aos sinais e sintomas, bem como de mantermos as consultas ginecológicas atualizadas para uma…
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
Atividade física X Controle dos níveis hormonais
Você sabia que além de todos os benefícios conhecidos, a prática regular de atividade física também pode ser uma estratégia eficaz para gerenciar os desequilíbrios hormonais?
⚧️ Regulação dos hormônios sexuais desde a fase reprodutiva até a…
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
Miomas: é necessário operar para conseguir engravidar?
Não, nem todos os miomas requerem intervenção cirúrgica para que a paciente consiga engravidar.
Os miomas que são submucosos, ou seja, dentro do útero, atrapalham engravidar e mesmo que engravide, podem aumentar o risco de aborto. …
+ Saiba Mais
28 Jan 2024
Estadiamento e classificação do câncer de ovário
Os cânceres que acometem os ovários são divididos em 3 categorias, conforme os tipos e características das células tumorais.
✳️ Carcinomas epiteliais: Mais comuns, surgem devido às células que revestem a superfície externa do ovário. Eles podem…
+ Saiba Mais