Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Ansiedade pode piorar endometriose?

A relação entre ansiedade e endometriose é complexa, pois a endometriose pode tanto agravar os sintomas de ansiedade, quanto ser exacerbada por ela. Mulheres com endometriose podem enfrentar dor crônica, infertilidade e uma queda significativa na qualidade de vida, gerando um alto nível de estresse e ansiedade. A constante preocupação com os sintomas, os tratamentos e as limitações que a doença mal controlada pode impor contribuem para o aumento da ansiedade, criando um ciclo negativo.

Por outro lado, a ansiedade também pode piorar a endometriose. O estresse emocional pode influenciar negativamente a intensidade de dor. Esse ciclo de dor, estresse e ansiedade prejudica ainda mais a qualidade de vida das mulheres com endometriose.

Ambas as condições se alimentam mutuamente, tornando o tratamento mais desafiador. O controle eficaz da ansiedade pode aliviar os sintomas físicos da endometriose. Por isso, é essencial adotar uma abordagem integrada, que considere tanto o manejo da dor quanto o suporte psicológico, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida e no bem-estar das pacientes.