Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Histerectomia e o uso da indocianina verde no tratamento de câncer do endométrio

O câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais prevalentes no Brasil, sendo que o tratamento padrão é a histerectomia associada à salpingooforectomia bilateral - retirada do útero, trompas e ovários. Existe outra parte essencial na cirurgia que é avaliação dos linfonodos, parte importante para o estadiamento do câncer, que pode ser desafiadora devido às complicações e à alta morbidade associadas. Os linfonodos são como “ínguas” que ficam ao redor dos nossos grandes vasos (aorta, cava) e por onde o tumor se dissemina - imagine a complexidade da cirurgia para retirá-los.

A pesquisa do linfonodo sentinela, que é realizada durante a cirurgia do câncer de endométrio tem se mostrado padrão ouro para os subtipos mais comuns e estágios iniciais. Aprimorada pelo uso da Indocianina Verde, essa técnica oferece uma forma mais precisa e menos invasiva de avaliar o envolvimento linfonodal, com taxas de detecção de até 98%. Ela permite identificar linfonodos comprometidos de maneira eficiente, sem a necessidade de remover todos os linfonodos durante o estadiamento. Menos risco, e menos efeitos após a cirurgia.

Além disso, ao ser utilizada no estadiamento, a pesquisa com linfonodo sentinela resulta em menor tempo cirúrgico, menos sangramento e menos complicações pós-operatórias em comparação à linfadenectomia. Essa abordagem torna o tratamento menos agressivo, favorecendo uma recuperação mais rápida para as pacientes e proporcionando um planejamento terapêutico mais preciso, com um prognóstico mais favorável e melhor qualidade de vida.