Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Adenomiose X Endometriose: qual a diferença?

Muitas mulheres ainda confundem adenomiose e endometriose. Isso acontece porque os sintomas são parecidos e os diagnósticos dessas duas doenças não são tão simples de serem feitos. Outro aspecto que só aumenta a confusão é que as duas condições podem acontecer simultaneamente! Sim, simultaneamente!
Para ajudar a desfazer essa confusão resolvi fazer esse post para mostrar quais são as diferenças entre elas:

LOCALIZAÇÃO
Na adenomiose, o tecido endometrial é encontrado na parede do útero, na musculatura chamada de miométrio. Já na endometriose o tecido endometrial acomete outras regiões e órgãos da mulher. Para se ter uma ideia, há casos de lesões de endometriose no diafragma e fígado, por exemplo!

FLUXO MENSTRUAL
A adenomiose provoca fluxos menstruais mais intensos enquanto na endometriose, os sangramentos costumam ser habituais.

TRATAMENTO CIRÚRGICO
A remoção do útero é uma alternativa de cura para a adenomiose e geralmente é indicada para mulheres que já tem ou não desejam ter mais filhos e que não se adaptaram ao tratamento clínico. No caso da endometriose, apenas a histerectomia não é suficiente, tendo em vista que as lesões ou implantes endometriais acontecem também fora do útero e em outros órgãos, portanto retirar apenas o útero não trata a endometriose.

Além disso, em ambas condições a retirada do útero não é obrigatória. Então se você é jovem, tem desejo reprodutivo e sente cólicas intensas, entre em contato e vamos fazer o diagnóstico correto e o planejamento adequado do tratamento a curto e longo prazo.