Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Existe alguma chance de recidiva de endometriose após a cirurgia?

A endometriose é uma doença surpreendente, veja, é possível encontrar focos até mesmo em regiões distantes do útero, como no pulmão. Uma das teorias aceitas para explicar essa imprevisibilidade do comportamento da doença é a teoria de que uma célula totipotente um dia recebe um estímulo e se desenvolve em endométrio (esteja onde estiver, no pulmão, na pelve, em qualquer local do corpo). Então essa célula pode ser estimulada em qualquer momento da vida, mais comumente no período entre menarca e menopausa. Alguns fatores podem influenciar nessa recidiva após a cirurgia, como:

- Retirada incompleta dos focos da doença durante a cirurgia - nesse caso não é recidiva em si, mas permanência de doença;
- Idade mais jovem na época da primeira cirurgia;
- Níveis elevados de estrogênio em pacientes jovens.

Entretanto, também é visto que ter uma gravidez depois da cirurgia ou utilizar tratamento hormonal pós-cirurgia podem ser fatores de proteção, diminuindo a recorrência da doença.

Os números para a reincidência da doença são relativamente altos, de 10% a 15% em um ano, e de 40% a 50% em 5 anos. Por isso, minha recomendação é que você continue em contato e acompanhamento com seu ginecologista, monitore a doença e siga todas as orientações médicas!

#DraBarbaraTavares #ginecologia #endometriose #recidiva