Notícias e Atualidades
Expulsão de DIU?

Um estudo de revisão feito em 2020 pela North American Society for Pediatric and Adolescent Gynecology, avaliou 642 meninas com idade de 9 a 26 anos, que inseriram os dispositivo intra uterinos de cobre: Mirena ®️ (52 mg de levonorgestrel), Kyleena ®️ (19,5 mg de levonorgestrel) e Skyla ®️(13,5mg de levonorgestrel), entre os anos de 2009 e 2019, em um hospital de Houston, Estados Unidos.
A taxa de expulsão constatada foi 9,03% maior quando comparada a mulheres na faixa etária a partir dos 30 anos. De acordo com os pesquisadores, os fatores associados a esses eventos são:
- Índice de massa corporal aumentado;
- Histórico e sangramento uterino anormal;
- Anemia;
- Distúrbios hemorrágicos
Essa revisão também observou que a taxa de expulsão é maior (27%) entre mulheres que optaram por uma segunda inserção- ou seja, quem já expulsou uma vez tem risco aumentado de nova expulsão.
Dados como esses reforçam a importância de um planejamento contraceptivo mais criterioso e individualizado. Lembrando que apesar dessa informação pontual, o DIU é um contraceptivo considerado padrão ouro para mulheres e adolescentes que desejam prevenir a gestação. Converse com seu ginecologista sobre os riscos e possibilidades de contracepção e decidam juntos a que mais lhe oferece segurança e também qualidade de vida.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ⠀
#CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico