Notícias e Atualidades
Histerectomia aberta: vantagem e desvantagens

O que define quando uma ou outra é realizada são as características do caso que o cirurgião tem em mãos. O procedimento aberto é indicado para casos em que o útero tem tamanho muito aumentado dificultando sua passagem pela vagina, por exemplo. Ou mesmo em casos de suspeita de tumor maligno, quando pode não ser adequado o “morcelamento” do útero para sua retirada, orientando maior benefício da cirurgia aberta frente a opção vaginal ou minimamente invasiva.
Com exceção dessas indicações, o procedimento minimamente invasivo é o mais indicado pois proporciona um tempo de recuperação menor, riscos de infecção e sangramento reduzidos, menor índice de dor por operatória, menor tempo de internação hospitalar, menor atraso às atividades diárias após a cirurgia.
Alguns estudos que guiam boas práticas médicas indicam sempre que possível nas cirurgias por vídeo a conduta de “Same Day Discharge”, ou seja, com controle de dor adequado e boa evolução a paciente chega a receber alta no mesmo dia da cirurgia! Essa é uma vantagem anos luz sobre a via aberta.
Isso para não comentar sobre a parte estética das cicatrizes mínimas da cirurgia minimamente invasiva.