Notícias e Atualidades
O que é Salpingectomia?

Apesar de impactar diretamente o funcionamento natural do aparelho reprodutor feminino, a salpingectomia nem sempre é uma cirurgia com fins contraceptivos.
A laqueadura, por exemplo, pode ser feita sob várias técnicas, sendo a salpingectomia uma das possibilidades - geralmente não é a mais usada para contracepção definitiva.
A salpingectomia é curativa, sua função é tratar doenças que afetam uma ou as duas tubas. As indicações mais frequentes são:
Hidrossalpinge, hemossalpinge, piossalpinge (acúmulo de líquido, sangue ou pus nas tubas fazendo com que ela fique dilatada e sem função e frequentemente causando dor pélvica )
Tumores malignos
Gestação ectópica (desenvolvimento do embrião dentro das tubas, oferecendo risco de ruptura e hemorragias, sendo importante causa de morte materna no primeiro trimestre de gravidez)
A remoção das tubas pode ser feita por meio de cirurgia aberta tradicional ou videolaparoscopia, sendo essa última associado a pós operatório com menos dor, menor tempo de internação e mais rápido retorno às atividades habituais.