Notícias e Atualidades
Tratamento multidisciplinar da endometriose

1 - Fisioterapeuta: a fisioterapia pélvica proporciona resultados surpreendentes trabalhando a pelve e assoalho pélvico reduzindo as dores, inclusive as que acontecem na relação sexual, uma das principais queixas das mulheres com endometriose.
2 - Nutricionista ou Nutrólogo: cuidar da alimentação otimiza a função intestinal, melhora a resposta imunológica do organismo e influencia o equilíbrio hormonal, e especialmente diminui o status inflamatório, fatores que são essenciais para o manejo da endometriose.
3 - Psicólogo ou terapeuta: conviver com dores incapacitantes e muitas vezes com a falta de empatia, inevitavelmente afeta a saúde mental e emocional das mulheres com endometriose. Para melhorar a qualidade de vida também nesse aspecto, o acompanhamento com um psicólogo ou terapeuta ajuda a ressignificar as dificuldades impostas pela doença, melhora a autoestima e fortalece a mente para o autocuidado e para seguir em frente.
4- Médico especializado em dor crônica: geralmente anestesistas que fazem esse tipo de especialização e que tem um manejo extremamente delicado e dedicado caso a caso, fornecendo controle de dor com menor risco de adicção em opióides, também ajudando a buscar alternativas a terapêutica medicamentosa tradicional como acupuntura, tapes, ventosas, ou mesmo intervenções mais severas como bloqueio cirúrgico de raizes nervosas.
5- Profissional do esporte: seja qual esporte for o seu, melhora a dor, a autoestima, e também o manejo do status inflamatório, então nadar, dançar e melhorar a composição corporal além de te deixarem feliz realmente te deixarão mais saudável.
Converse com seu ginecologista sobre como esses profissionais podem ser úteis no seu caso específico.